segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Dinâmica de um carro - Introdução

Sempre tive dúvidas em relação ao funcionamento dos carros e infelizmente na minha infância e adolescência não conheci ninguém com o conhecimento técnico ou paciência para saná-las. Pois bem, a curiosidade não ia embora e sempre que podia eu debulhava uma revista como a Quatro Rodas ou similar, através de informações que me esclarecessem as dúvidas, mas dificilmente conseguia saná-las pois estas fontes eram, e ainda são, muito genéricas e superficiais. Acabei criando o hábito de sempre procurar mais informações, em revistas, depois em sites e na faculdade, em livros.


Esse hábito não foi embora e dificilmente irá. Sempre fuço pra um lado ou pro outro e acho algumas coisas interessantes de vez em quando. Nessas fuçadas eu percebi que quando se trata de dinâmica veicular, ou os artigos são muito superficiais, como em sites ou revistas, ou são técnicos demais, como em livros, ainda assim, encontra-se alguns artigos bons, como os do FlatOut e AutoEntusiastas em português e do MotoIQ e Pat's Corner, em inglês. Já comentei sobre o meu projeto de graduação aqui. No trabalho de conclusão de curso escrevi um capítulo de revisão bibliográfica que explicava de uma forma relativamente simples, mas não tão superficial, como funciona a dinâmica de um carro, pois a dinâmica de um triciclo era mais próxima de um carro do que de uma moto. Decidi rever este texto, simplificando a linguagem, complementando-o onde eu achasse necessário e publicá-lo aqui no blog. O texto original tem 17 páginas, ainda não terminei de revisá-lo por completo, mas decidi dividi-lo em partes porque ficaria muito grande para uma postagem só. Com esta série de postagens vou tentar fazer a ponte entre os artigos mais superficiais e os mais técnicos, não garanto que vai dar certo, mas enfim, vou tentar. Na próxima postagem vou escrever sobre pneus. Se alguém chegou até aqui, agradeço a leitura e até a próxima postagem!
Compartilhar:

Um comentário:

  1. É isso aí garoto, falando como gente grande!! Parabéns e acelera forte!!!

    ResponderExcluir